É bom já ir-se preparando: toda reforma requer tempo e paciência. Não adianta achar que a reforma não gerará barulho, poeira, bagunça, despesas extras e outros imprevistos. "Quem quer chegar ao paraíso, terá que passar pelo inferno" diz o dito popular. E reforma é isso, principalmente quando moramos dentro dela! Por isso, selecionei dez dicas para você organizar sua obra.
- Contrate profissionais de sua confiança. Tenha sempre o acompanhamento de um arquiteto/designer ou engenheiro (em caso de obra estrutural). Se você não entende de obra, não “meta os pés pelas mãos”. Não se esqueça: “o barato sai caro”. Controle todos os gastos e faça tudo mediante contrato.
- Discuta muito bem o projeto. Não imponha seu gosto se isso for tecnicamente inviável.
- Prepare seu espírito: afinal, sua vida, digo, sua casa vai ficar confusa num determinado período. Guarde tudo o que é de valor, desde joias, objetos pessoais, cristais, prataria, dinheiro, enfim tudo aquilo que não pode, de jeito nenhum, desaparecer!
- Providencie proteção com plástico-bolha ou papelão para os móveis que vão permanecer. Proteja quadros, vidros, luminárias e pisos (ou procure contratar uma equipe que faça isso). Venda ou doe o que não quer mais. Discuta com seu decorador a possibilidade de reformar e/ou restaurar algumas peças, tais como móveis, molduras, estofamentos.
- Para reformas rápidas de piso, opte por aplicar o piso novo sobre o velho. Opções boas são a aplicação de piso vinílico ou aplicação de piso novo com “cimentcola” próprio para esse fim.
- Sempre que precisar construir uma parede, opte pelo gesso acartonado (dry-wall), pois é rápido e não gera sujeira.
- Para disfarçar paredes irregulares, adote textura ou lambri. Depois, tire partido disso com iluminação do tipo wall-wash (rente à parede).
- Em forros de gesso em ambientes maiores, faça tabica de 5 cm: fica muito elegante, fora do convencional. Se quiser acrescentar rodaforro em ambientes já prontos, use os de poliestireno (popularmente conhecido como Isopor), porque não gera sujeira.
- Se tiver que mexer em elétrica, hidráulica e automação, contrate profissionais habilitados. Não confie em improvisos.
- Por fim: avise os vizinhos sobre sua reforma, horários da obra e provável duração. Além de uma questão de educação, demonstra respeito ao próximo.
Lúcia Vale
Designer de Interiores
Tel. 11. 98122-7845