sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Consultórios Pedriáticos: como decorá-los?

O ambiente médico sempre foi estigmatizado por ser um ambiente frio, impessoal, sem conforto. Quando tratamos de consultório pediátrico, a preocupação deve ser maior, afinal esse é um local aonde as crianças chegam com suas mães e têm de esperar a chamada do médico, com seu avental branco, pronto para examiná-las... Como todos sabem – especialmente as mães – as crianças não param quietas, sentadinhas em cadeiras. Querem brincar o tempo todo. Por isso, o consultório pediátrico deve ser bem planejado, levando-se em conta alguns aspectos: a agitação dos pequenos pacientes, a expectativa e ansiedade das mães, a funcionalidade para o trabalho dos profissionais e a segurança. A ANVISA determina as normas para esse tipo de ambiente, por isso elas devem ser consideradas na hora da elaboração do projeto de decoração.

Sala de espera:
A sala de espera pode acomodar a recepção, o espaço para os responsáveis e a área lúdica. Se o imóvel for maior, pode-se optar pela área lúdica em outro cômodo, desde que integrado à sala de espera para que os pais vigiem seus filhos.

Cores:
Tanto nas paredes, quanto no mobiliário, podem ser usadas cores, desde que em tons pastéis; é aconselhável trabalhar com duas cores principais e as demais cores apenas em detalhes.

Mobiliário:
Cadeiras e sofás devem ser práticos e fáceis de limpar, sem pontas ou com peças pequenas que se desprendam. Aparadores e objetos de vidro jamais podem ser adotados, para evitar quebras e risco de ferimentos nas crianças. O balcão de recepção deve ser alto, para que o material de escritório fique fora do alcance dos pequenos. É interessante que haja uma copa ou armário para bebedouro, mas também longe do alcance das crianças.

Piso:
Deve ser, de preferência, frio (cerâmica, porcelanato ou linóleo), por ser de fácil limpeza. Carpete jamais: acumula pó e bactérias, enfim, não é recomendado para ambiente médico.

Espaço Lúdico:
Deve oferecer brinquedos atóxicos, coloridos, sempre fáceis de serem limpos, pois serão manipulados por muitas crianças. É conveniente prestar atenção na indicação de cada brinquedo para as diferentes idades. Pode haver também uma TV para exibição de desenhos animados.

Sanitários:
Se possível, deve haver espaço para vasos sanitários em dois tamanhos: convencional e pequeno. Também, deve-se respeitar a divisão de gêneros: meninas e meninos. É recomendável que haja sanitário para portadores de necessidades especiais. Para os bebês, deve haver trocadores, a fim de evitar que sejam trocados na sala de espera.

Sala do médico:
A ANVISA exige que o médico tenha alguns cuidados especiais, visando, principalmente, à higiene: ter uma pia para lavar as mãos entre cada atendimento; ter frigobar somente para guardar medicamentos, vacinas, etc., e não pendurar nas paredes quadros, pôsteres, diplomas, plantas, objetos, bichinhos de pelúcia, porque servem como nichos para microorganismos, pois afinal, dentro do consultório também são realizados pequenos procedimentos: troca de curativos, aplicação de vacinas, etc.
Assim como na sala de espera, as cores pastéis são bem-vindas. Figuras lúdicas como personagens infantis podem ser pintadas ou adesivadas nas paredes. Tudo isso deixa o ambiente mais leve, alegre, e demonstra, principalmente, limpeza.

Com todos esses cuidados somados à criatividade do profissional em design de interiores, o consultório pediátrico torna-se um lugar seguro, confiável e, por que não, muito divertido!

2 comentários:

  1. O blog está lindo, adorei as matérias. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Giovanna e Lúcia, que blog legal vocês tem aqui. Voltarei aqui com mais tempo, para aprender mais com vocês.
    Um ótimo final de semana pra vocês.

    ResponderExcluir