domingo, 13 de março de 2011

Design Anos 50

O período do pós-guerra ficou marcado pelo consumo desenfreado, típico das épocas que se seguem a grandes depressões. Na decoração, jogava-se fora tudo o que se julgava velho, aderia-se a um novo estilo de mobiliário, o que significava um estilo de vida moderno e dinâmico.
A partir da década de 1950, o design modernista tem total adesão da classe média, cujo discurso foi amplamente difundido pela mídia crescente: revistas, rádio e TV. No Brasil, as experiências de linhas modernistas da década introduziram o design e a linguagem moderna no mobiliário nacional. Traçando uma dessas bem-sucedidas empreitadas, Marlene Acayaba resgata a história dos móveis Branco & Preto, cuja loja, de mesmo nome, foi inaugurada em São Paulo, em 1952, pelos arquitetos Miguel Forte, Jacob Ruchti, Plínio Croce, Roberto Aflalo, Carlos Millan e Chen Y Hwa.
             Contemporâneos de Joaquim Tenreiro, considerado o mestre de todos, o grupo de arquitetos queria conceber uma linha de móveis que se adequasse aos novos ambientes modernos que surgiam àquela época para os paulistanos. Sua produção está agora registrada e temos condições de constatar que os móveis Branco & Preto ainda hoje conservam sua elegância e leveza.


Características:
Planta livre (ideia original de Le Corbusier) e mezaninos
Cores neutralizadas: bege, verde-musgo, verde oliva, fêndi, madeira
Frigorífico: Modelos gigantescos em cores vivas, formas arredondadas
Persianas: de cores neutralizadas (vermelho, verde-lima, amarelo e rosa-choque, verde-musgo); cores pastéis;
Tecidos com estampas abstratas;
Objetos kitsch : baldes de gelo e jarras de suco em forma de abacaxi, imagens de patos voando pelas paredes e bibelôs dinâmicos como bonecas havaianas e cães, pinguins sobre a geladeira
Pastilhas de cerâmica
Madeiras: caviúna e jacarandá



Fonte das imagens:
Revista Casa Cláudia, ano 31, nº 7, julho de 2007, págs. 26,36, 37,67, 97,108,126.

Um comentário:

  1. Realmente Maravilhoso e a Marcenaria Artesanal,as mãos Magicas de grandes Artificies que de geração em geração transformam a madeira em Arte de bem Estar,tranquilidade e equilibrio dentro de uma residencia fazendo Moveis que se adequam a todos os Estilos de pessoas aliando designer de interiores + Mestres Artesãos fazendo Moveis Unicos com produção Artesanal Limitada.
    Somos um Ateliê de Moveis de SP,gostaria que conhece-se nossa Arte o Artificie Américo Neves atua a 43 anos junto com um grupo selecto de Artesãos executando replicas de Estilo,releitura e reedição de Moveis Assinados em parceria com Designers com peças licenciadas,visite nosso Ateliê.
    Especializados em Moveis Classicos e Anos 50 para cenografia de Novelas e Lojas de Grife de SP,mais de 6001 consumidores atendido em 43 anos de Trabalho em Marcenaria Artesanal.

    www.americonevescadeiras.com.br Nacional
    www.americoneves.com Internacional
    www.decoravip.blogspot.com

    ResponderExcluir