quarta-feira, 18 de maio de 2011

Arranjo de Girassol na Decoração


            A flor conhecida como girassol, cujo nome científico é Helianthus annus, tem-se tornando cada vez mais frequente em arranjos e em jardins. Essa flor é valorizada por paisagistas e decoradores pela beleza e pelo aspecto exótico que confere à decoração,  especialmente por causa da cor amarela vibrante.
            O girassol, com seus talos altos e firmes, permite fácil manuseio para confecção de arranjos florais. Com apenas poucas flores e algumas folhagens de porte grande, é possível realizar criativos arranjos, quer sejam rústicos ou mais sofisticados.
O arranjo rústico é apropriado para eventos ao ar livre, em sítios, chácaras ou jardins. Para se criar o efeito rústico, é aconselhável começar pela base: cachepôs de troncos de madeira (foto), casca de árvore ou de cipó. Utilize muita folhagem de tamanho largo (palmeira areca-bambu ou costela-de-adão) para dar volume ao arranjo. Acrescente junco verde, junco seco, papiro e outras flores menores à livre escolha. Se você vai dar uma festa à noite, acrescente uma vela aromática ao arranjo – essências de coco ou citronela. A essência de coco é adocicada e desperta o apetite. A citronela, por sua vez, é aconselhável para lugares propensos à presença de mosquitos indesejáveis.
            Você pode dispor os arranjos no chão ou sobre pedestais de bambu, guarnecidos de tecidos rústicos, como a juta, por exemplo (foto). Já os arranjos menores podem ficar dispostos sobre as mesas de refeições o ou nas bancadas de serviço.

Outro tipo de arranjo que se pode fazer com o girassol é o arranjo sofisticado, em base de vidro transparente ou colorido. Uma sugestão: combinar o amarelo natural do girassol com o azul da crista-de-galo tingida, numa base de vidro também azul. Essa combinação vai bem em ambientes modernos, que abusam de móveis escuros e com estofados de cores neutras, sobre base de fibras sintéticas.
Geralmente, a durabilidade de um arranjo de girassóis é de quatro dias, em média, dependendo da temperatura ambiente (cerca de 22ºC) e dos cuidados, tais como a rega diária e a retirada de flores e de folhas murchas. Os cachepôs, cuja durabilidade é maior, podem ser reaproveitados para os próximos arranjos.



Fotos: Lúcia Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário